Conversando com algumas amigas no final de semana, notei que algumas dúvidas surgiram quanto ao uso do teste de ovulação vendido em farmácias. Então, falarei mais um pouquinho sobre o assunto e mostrarei alguns exemplos.
No mercado, existem alguns tipos de testes: formato de caneta, tirinhas, e um que é semelhante a um mini microscópio. Tanto o de caneta e as tirinhas funcionam com a presença de urina, já o último citado é a partir da saliva.
Como utilizar:
- CANETA: Esse teste é um dos mais simples de fazer, mas seu preço é um pouco maior que o de tirinhas. Deve-se imergir a ponteira absorvente no jato de urina por 10 segundos. Após isso, esperar 2 a 5 minutos (dependendo do fabricante) para a leitura. Alguns deles o resultado se dá em forma de carinhas (como o da figura), outros em tracinhos (como as tirinhas que mostrarei a diante), ou sinal de positivo (+) ou negativo (-).

- TIRINHAS: No Brasil, é vendido com 5 tirinhas, nos Estados Unidos encontra-se com 20, e seu preço é mais barato. Aqui, o preço varia de 25 a 40 reais. Também funciona a partir da detecção do hormônio LH na urina, porém nesse tipo de teste você precisa de um potinho limpo e seco para coletar a urina. Após a coleta devemos colocar a parte absorvente por 10 segundos, sem passar da linha máxima!!! A leitura pode ser feita em 2 minutos, e se dá através de tracinhos. Pode ser que apareçam dois tracinhos sempre, mas isso não quer dizer que o pico de LH está ocorrendo todo dia. Só devemos avaliar como positivo quando a linha do teste estiver
da mesma cor ou mais escura que a linha controle, conforme figura.
Devemos lembrar que os testes que envolvem a urina, segundo os fabricantes, devem ser realizados sempre no mesmo horário, das 10 às 20 horas. Eu sempre fiz com a primeira urina e deu certo, porque se deixasse pra hora do almoço, por exemplo, eu esqueceria!!!
- MINI MICROSCÓPIO: Achei esse tipo de teste, em uma pesquisa que fiz quando tentava engravidar, e achei de uma única marca, OVATEL. Esse teste, diferente dos outros, funciona a partir da saliva. Deve ser realizado pela manhã, antes de escovar os dentes e sem ingerir chocolate, café ou outros alimentos que podem interferir no resultado. tem um pázinha que nos ajuda a espalhar a saliva na lente do aparelho, retirando as bolhas presentes, espera-se 5 minutos e colocamos na caixinha. Aí, é só colocá-lo frente a luz natural para ver o resultado. Pontos aleatórios indicam perído não-fértil, linhas em formação indicam período de transição, e quando as linhas se juntam, formando desenhos semelhantes a samambaias quer dizer que é o período fértil. Na minha opinião, prefiro os de urina. O Ovatel é muito sensível, qualquer coisa risca (interferindo na leitura) e seu preço é muitooooo alto, por volta de R$170,00!!! Além de não ser tão fácil identificar as tais samambaias!!!

O aparelho, parece grande mas não é!!!
Também para auxiliar o início da utilização dos testes (principalmente os de urina), achei na internet uma tabela que cruza duração do ciclo com o dia que deve-se começar os testes. Isso é uma dúvida muito comum, e pra não gastar muito dinheiro vale a pena ver a tabela a partir do momento que conhecemos nosso ciclo!!!
Espero ter ajudado, sei que esse assunto é difícil algumas vezes, dá confusão!!! Comigo foi assim!!!
Quando estamos nas tentativas tudo vira uma incógnita porque queremos ter certeza de algumas coisas e não tem como!!!
Devo ressaltar que esses testes são somente um modo de acompanhamento, mas não são 100% eficazes!!!
Para uma certeza, deve-se conversar com o médico e o mesmo pedirá um exame para avaliar a progesterona por volta do dia 22 do ciclo. Esse exame sim indicará se houve ou não ovulação!!!
Beijos e logo mais postarei as outras semanas até chegar na que estou!!!