segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

4ª SEMANA

Essa é a semana onde "tudo começa"!!!

Quem estava nas tentativas, fica a espera do atraso da menstruação. Assim que este acontece, já se pode correr até a farmácia e fazer um teste de gravidez, ou no laboratório (próximo post será destinado aos testes).

Nessa fase, você está chegando ao final do primeiro mês de gestação!!! É a hora em que a descoberta da gravidez faz a cabeça da mulher entrar em parafuso, é uma mistura de emoções: felicidade, medo, preocupação, euforia... todas elas válidas, já que a partir de agora, além da felicidade de ter um "serzinho" dentro da gente, aparece o medo do futuro, preocupação se está tudo bem, se seremos boas mães etc. Tudo isso normal, principalmente para mamães de primeira viagem!!!

O bebê:
Nessa semana, o blastocisto é promovido a embrião, que é composto pela "raia primitiva" que dará origem aos três tecidos (ectoderma, mesoderma e endoderma) que formarão cada parte do seu corpo.
A Ectoderma dará origem a pele, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso; a Mesoderma, ao esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sanguíneos e a Endoderma formará pulmões, fígado, sistema digestivo e pâncreas.
Ele continua com as mesmas medidas anteriores (menos de 3mm e menos de 1,1g).


A mãe:
A mulher ainda não sente muita coisa. O primeiro sinal é o atraso menstrual, algumas podem sentir náuseas, enjôos, seios doloridos e/ou inchados e vontade de urinar com maior frequência. Mas esses sinais podem aparecer mais pra frente.

Assim que a mulher tem a suspeita, ou confirmação que está grávida, deve procurar um Ginecologista Obstetra o quanto antes, para dar início ao pré-natal. Quanto antes começar, melhor! O pré-natal é de extrema importância para mãe e bebê!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário