Nesta semana o bebê pode chegar a 6mm, mas o peso ainda não passa de 1,1g. O seu tamanho é medido pelo Ultrassom e essa medida é feita da cabeça até a nádega, já que o embrião se encontra curvado, formando um C.
O coraçãozinho já começa a bater, num ritmo forte e rápido (não se assuste, os batimentos do bebê chegam a ser o dobro do que os da mãe). O embrião apresenta minúsculos membros, que em alguns dias começa a vislumbrar mãos e pés. Já começa a se formar os pulmões, ouvidos, nariz, tubo digestório e fígado. Pontinhos negros surgem na porção superior que futuramente serão os olhos. O cérebro continua crescendo e o tubo neural (que liga o cérebro a coluna vertebral) se fecha, daí a importância de uma alimentação balanceada! Esse é o momento onde as partes mais importantes começam a se desenvolver!
A Mãe:
Algumas mulheres podem notar que a cintura alargou um pouquinho, outras não. Nessa semana os enjôos podem piorar, pelo aumento do HCG. Pra aliviar um pouco essa sensação coma de 3 em 3 horas, alimentos leves, e tenha sempre uma bolacha água e sal por perto. Para enjôos matinais, ela é uma saída, coma algumas ainda deitada, antes de escovar os dentes.
Outro desconforto que pode aparecer a partir de agora é a prisão de ventre, aí entra a necessidade da ingestão de fibras, encontradas em verduras, frutas e alimentos integrais.
Pode ser que algumas mulheres já ganhem alguns gramas, mas deve-se ter em mente que o recomendado é ganhar 1kg por mês em média. Outras podem perder peso devido a repulsa por alimentos, enjôos e vômitos. Este último quando muito repetido deve ser avaliado pelo médico.
Perder muito peso na gravidez tem a mesma gravidade de quem ganha muito!!! Lembrem-se disso!
Agora é a hora de esquecer dietas radicais!!! Se vc é gordinha (assim como eu), é a hora de prestar atenção para engordar o necessário e de forma saudável. Mas uma regra geral é válida para todas as mulheres: essa história de comer por dois é mentira, você tem que comer de forma balanceada!!!
Uma dica nessa semana é: para quem não tem o hábito de cuidar dos dentes, vale a pena uma visita ao dentista. Na gestação, problemas com a boca podem interferir na saúde do bebê!!!
Até mais... Beijos
Julie
ResponderExcluirAmei o Blog!!
Não adianta, a gente deixa a area da saúde, mas ela nunca nos deixa!!
To amando e já estou seguindo!!
Beijos.
Isso é verdade, ainda mais essa parte, sempre fui apaixonada por Obstetrícia!!!
ExcluirQue bom que gostou!!! Eeeeeee
Bjokasssss