Nessa semana o bebê mede aproximadamente 16mm e seu peso é um pouco mais que 1g. Tudo o que existe num ser humano já pode ser encontrado no embrião, e em algumas semanas ele será "promovido" a feto.
Já dá pra observar a formação das orelhas, boca e olhos, e também os buraquinhos que serão as fossas nasais. Os dentes e músculos faciais iniciam sua formação. Os dedos das mãos continuam unidos por uma membrana de pele, mas já é possível distingui-los. O processo de ossificação do esqueleto começa a se desenvolver, e a glândula pituitária (responsável pelos hormônios que regulam outras glândulas) começa a se formar. No cérebro, já são visíveis os dois hemisférios, e esse órgão cresce tanto que é a explicação para o crescimento desproporcional da cabeça em relação ao corpo.
No USG é possível ver nitidamente a diferença entre a cabecinha e o corpo, além dos bracinhos e perninhas. O coração está a todo vapor, e nesse momento pode atingir aproximadamente 150 bpm.
A Mãe:
Ainda não dá para as pessoas notarem que você está grávida, mas você pode começar a se sentir incomodada com algumas roupas que, a partir de agora, podem apertar na região da cintura.
Podem aparecer desconfortos no baixo ventre (pé da barriga), que são causados pelo aumento do útero que, mesmo não sendo palpável nesse momento, está em constante crescimento.
Algumas alterações podem ser vistas, como cabelos mais brilhantes, unhas mais fortes, pele mais viçosa. Com essas alterações, todas de origem hormonal, podem surgir manchas, os chamados Cloasmas Gravídicos, principalmente na região do rosto. Por isso, a gestante tem que usar SEMPRE protetor solar, principalmente as de pele negra, que tem uma tendência maior a manchas. Alguns sites dizem que essas manchas regridem após o nascimento, mas não é bem assim, essas manchas são causadas a partir da alteração de uma célula da pele chamada melanócito, e essa célula quando atingida e alterada não regride facilmente, ou apenas não regride!!
![]() |
Regiões mais afetadas pelo Cloasma |
Um outro cuidado nesta fase, é realizar os exames de pré-natal, e dar atenção a toxoplasmose. Se você não for imune, não deve, nem pode entrar em contato com urina e fezes de animais (nem os de estimação), evitar contato com animais desconhecidos (principalmente gatos), lavar muito bem verduras legumes e frutas, comer alimentos bem cozidos, evitar peixes, frutos do mar e comida japonesa. A Toxoplasmose não faz mal a mãe, mas ao bebê pode provocar problemas sérios de visão, fígado e atrofia cerebral. Vale a pena se cuidar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário